Estudo da Biblia

Deus pode vitalizar e capacitar nossas faculdades mentais quanto ao estudo da Sua santa Palavra.
Nunca comece um estudo da Palavra sem primeiro orar.

sábado, 4 de junho de 2011

Cristologia


CRISTOLOGIA
E uma parte que muito nos emociona ,mexe profundamente com o ser Servo,filho de Deus e que realmente o aceitou em Cristo Jesus,sabendo nos que Ele e um so Jesus e o próprio Deus .
Em Mateus16:13-18 mas vamos ler juntos o versículo 16 que diz assim=Respondendo Simao Pedro,disse:Tu es o Cristo,o Filho de DEUS também João6:68-69
Antropocentrismo=existe 4 aspectos de homem:
  FÍSICO =Alto e baixo, feio e bonito, elegante e deselegante, gordo e magro.
ÉTICO MORAL=Humilde e orgulhoso, caridoso e egoísta, justo e injusto, virtuoso e viciado, bom e mau.
FILOSÓFICO =Homem econômico (Marx), Homem instintivo (Freud), Homem angustiado (Kierkegaard), Homem existente (Heidegger), Homem utópico (Bloch), Homem falível (Ricouer), Homem hermenêutico (Gadamer), Homem problemático (Marcel).

ANTROPOLOGIA CRISTÃ

 IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS


Do livro Gênesis, do Antigo Testamento, extraímos: 1) "E formou o Senhor Deus o homem do barro da terra, e inspirou no seu rosto o sopro da vida; e o homem tornou-se alma vivente"; 2) "Deus criou o homem à sua imagem e conforme a sua semelhança". O princípio da antropologia cristã fundamenta-se nessas duas sentenças. O que isso quer dizer? Que todos nós fomos formados de matéria e de Espírito, que todos nós devemos refletir a imagem de Deus, fazer a Sua vontade e seguir as Suas Leis. Por isso, o homem não é homem senão superando-se a si mesmo e conduzindo-se Àquele que o criou. Segue-se que o homem é uma unidade, que não se destruirá, porque há nele a semente divina.O homem ser o centro de tudo.Paulo falou estamos na região celestial.Nos irmãos precisamos trazer Jesus para o centro do púlpito,para o centro da igreja ,o centro de tudo,nos pregadores devemos trazer nossas palavras voltadas para o amor ,para a vida de Jesus. Quem e Jesus para Você meu irmão? Nos temos que conhecer jesus como o salvador ,como DEUS,o funda-dor do mundo.A reforma protestante vai completar 1.500 anos em 2017.Joao14:1 em diante no v5 tome lhe disse:Senhor,nao sabemos para onde vais;como então conhecemos o caminho? Tome nao sabe o caminho Jesus disse Eu sou o caminho, irmãos como nao sabes o caminho se esta andando comigo,com Ele o Cristo,Jesus disse para Felipe Eu sou o Pai,jesus e DEUS quem ve a me ve o Pai que esta em mim.No AT Genesis 1:1 No principio Deus criou os ceus e a terra.Aqui principio Moisés quis dizer fazer existir do nada,por que e muito fácil Você criar por exemplo um púlpito porque hoje se tem as madeiras,o prego,o martelo,tem verniz,tinta e etc tudo que for precisar hoje se tem mas no princípio como disse Moisés no seu livro de Genesis criar tudo ,foi a criação do ceu e da terra do nada ,fazendo algo existir do nada so Deus poderia mesmo com todo o seu poder ter feito tudo isto. elorrin=plural de Deus=Jesus.Deuteronomio18:18 Jesus, Isaías 7... Emanuel,el=elorrin=Deus presente aqui. Isaías:2 varao.Salmos 22,23,24 juntos formam a Trilogia=Cruz,Cajado e Coroa.
No Salmos 22:18 Davi falando aqui descrevendo a morte de Jesus.Davi falou que o Senhor e o meu pastor=Jesus de Nazare.Jesus o Pastor de Davi e tambem o nosso Pastor o Pastor da nossa vida.
Antes de que eu lhe fale um pouco sobre o grande privilegio que JoãoEvangelista teve ,vou lhes explicar diferença de João Evangelista por João Batista.
São duas pessoas diferentes.
 João Batista é o primo de Jesus, filho de Isabel, seis meses mais velho que Jesus, o último dos Profetas, veio preparar os Judeus para a pregação de Jesus. Morreu decapitado por ordem de Herodes ainda durante a vida de Jesus.

 João Evangelista é o discípulo amado de Jesus, o mais novo dos apóstolos e o único que não sofreu martírio. Morreu exilado na ilha de Patmos onde escreveu o seu relato sobre a vida de Jesus.
 -------

5 meses diz a biblia que foi o tempo que Izabel, mãe de João Batista, se ocultou. No sexto mês do nascimento de João diz a biblia que o anjo Gabriel foi levar a mensagem a Maria informando que ela daria luz ao Filho de Deus.

Lucas, 1:24 Depois desses dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo:
25 Assim me fez o Senhor nos dias em que atentou para mim, a fim de acabar com o meu opróbrio diante dos homens.
26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo.
29 Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa.
30 Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.
32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo.
O que sabemos sobre  João? Ele é o discípulo amado, o mais jovem de todos, aquele que na Última Ceia deitou a cabeça no peito de Jesus. É aquele que, como já foi dito, estava ao lado de Maria aos pés da cruz, e a quem Jesus confiou a sua Mãe.
Era galileu, primo de Jesus e irmão de Tiago, o maior. Era filho de Zebedeu, da cidade de Betsaida. Antes de seguir a Jesus, fora discípulo de João Batista. Era chamado ‘filho do trovão’ (Cf. Mc 3,17). Pela tradição viveu 100 anos.Olha so que maravilha João Batista batizou Jesus,foi cheio do Espírito Santo e ainda no ventre de sua mae Isabel e Maria =Jesus no ventre tambem e eles ja se entendiam Lucas1:15,Lucas 1:44 Palavra grega huinos significa Filho Lucas1:36.Seis meses antes de Joao Batista nascer ,isso significa que Joao Batista era 6 meses mais velho que Jesus Cristo .
Portanto explicando um pouco mais sobre o livro de Salmos escrito por Davi os 22,23,24 formam uma so mensagem sendo o 22 fala do passado(ontem),23 fala do presente(hoje) e 24 fala do futuro(para sempre),logo no 22 Jesus o Bom Pastor ,23 Jesus o Grande Pastor ,24Jesus o Supremo Pastor.Em João 20:17 ouvimos o Senhor dizer,subo para o meu Pai e vosso Pai Salmos 22 Ele sofre,Salmos 23 Ele cuida de nos como nosso Pastor, e Salmos 24 Ele volta do ceu ,conosco,para reinar.Se nos nao nos comovermos com uma leitura dessas estamos mortos ou totalmente fora de Deus,porque estou falando aqui daquele que morreu por mim e por Você.
Termino dizendo que :    
Nos temos que nos curvar diante do todo poderoso que e Jesus.

Nenhum comentário: