Estudo da Biblia

Deus pode vitalizar e capacitar nossas faculdades mentais quanto ao estudo da Sua santa Palavra.
Nunca comece um estudo da Palavra sem primeiro orar.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Parábola do trigo e do joio


A PARABOLA (grego=parabole=significa que você fala algo de forma mais curta,mais simplificada.)DO SEMEADOR E DO JOIO.

As 2 primeiras parabolas falam acerca da implantacao do REINO.A parabola do SEMEADOR e muito popular,talvez por ser a primeira,demonstra que a terra determina a produtividade da semente.O solo ESPIRITUAL de ISRAEL estava esteril,arido,por isso rejeitou a semente do SEMEADOR,isto e rejeitou a palavra do MESSIAS.A segunda,a do trigo e do joio e explicada nos versiculos 24-30 e 36-43.Havera uma separacao entre o trigo e o joio.A boa semente aqui representa os filhos do REINO de DEUS,o joio representa os filhos do maligno.O joio e ma erva ruim,porem ,semelhante ao trigo versiculo 39.
Explicacao da palavra PARABOLA>

 JESUS usava as parábolas porque o povo judeu não era um povo muito culto pois a única coisa que eles aprendiam era sobre as coisas de DEUS escritas no antigo testamento principalmente o pentateuco que são os cinco primeiros livros da Bíblia escritas por Moisés, então JESUS sabia que se ele quisesse que o povo que era humilde e muitas vezes não tinham nem o que comer entende-se sobre como era a vida no reino dos céus ele tinha que usar coisas que o povo conhecia coisas que eram do domínio do povo coisas que aconteciam com o povo judeu no dia dia deles, até porque o SENHOR mesmo disse que se ele revela se as coisas do céu como elas são ninguém entenderia.
A PEDAGOGIA DA PARÁBOLA
A pedagogia, como vimos, está ligada à educação. Jesus foi um educador por excelência que soube se valer dos métodos de ensino utilizados em sua época, ou seja, das parábolas. A parábola, na realidade, é uma história contada por Jesus para ilustrar o seu ensinamento. No fundo da palavra grega parabole há a idéia de comparação, enigma, curiosidade. Mas não está nisso o essencial para explicar o gênero parabólico: é preciso entender a parábola como sendo a apresentação de símbolos, isto é, imagens tomadas das realidades terrestres para serem sinal das realidades reveladas por Deus. Elas precisam de uma explicação mais profunda. Foi essa explicação inicial que Jesus começou e deixou para os seus seguidores darem continuidade mais tarde.

PARABOLA DO SEMEADOR

podemos ler de Mateus13:24-43.
A boa sememnte -representa aqueles que são nascidos da palavra de DEUS;sao os filhos do reino tá no versiculo 38.
O joio-representa uma classe que e fruto do erro;dos falsos principios;sao os filhos do maligno versiculo 38
O inimigo-representa o diabo versiculo 39.Deus jamais lancaria no campo uma semente que produzisse joio.O joi e sempre lancado por SATANAS,o inomigo de DEUS e do ser humano.O inimigo coloca na igreja aqueles que falam de DEUS,mas que negam a DEUS com seus carater,com isso ele quer envergonhar a igreja do SENHOR aqui na terra e desonrrar a DEUS e colocar a obra de DEUS em risco.
A alianca dessa parabola e ilustrada pelo proceder de DEUS para com os homens e os anjos.SATANAS e um enganador.AO pecar ele no ceu ,nem mesmo os anjos fieis reconheceram plenamente seu carater.Esta e a razao por que DEUS não o destruiu imediatamente.Se o tivesse feito,os santos anjos não teriam percebido o amor e a justica de DEUS.Uma só duvida quanto a bondade de DEUS teria sido como ma semente,que produziria o amargo fruto do pecado.Por isso foi poupado o autor do mal.para desenvolver plenamente seu carater.Durante longos seculos,suportou DEUS a angustia de comtemplar a obra do mal.Preferiu permitir a morte de seu FILHO na cruz,a deixar alguém ser induzido pelas falsas representacoes do maligno;pois o joio não podia ser arrancado sem o risco de danificar a boa semente.
A PARABOLA DE cRISTO NOS ENSINA QUE não DEVEMOS JULGAR E CONDENAR OS OUTROS.eSSA TAREFA PERTENCE A DEUS e sera exercida no tempo determinado.nem tudo o que e semeado no campo e bom trigo.O fato de alguém estar na igreja não significa que seja cristao.Um dia quando a colheita chegar ,ai sim,o trigo e o joio terao destinos diferentes,na colheita do mundo,semelhanca entre os bons e os maus,entao serao manifestos aqueles que se ligaram a igreja ,mas não a CRISTO,ai vai se acontecer a separacao daqueles que estavam servindo a igreja e não a CRISTO.Essa parabola nos montra DEUS trabalhando na luz do dia e o diabo trabalhando nas trevas da noite,DEUS semeando trigo bom e o diabo semeando joio mau,DEUS semeando para colher e o diabo semeando para confundir.No fim ,na vida do MESSIAS o CRISTO tambem sera diferente =o trigo bom e colhido para o celeiro e o joio e jogado ao fogo do inferno para que queime amargamente.
O SENHOR JESUS diz:O campo e o mundoV38.e só existe 2 grupos o trigo e o joio,nao existe o terceiro para você ficar no terreno neutro ou dizendo que hoje não vou me comprometer ,talvez a manha.Temos só 2 caminhos,2 destinos,ou seguimos a DEUS ou seguimos a SATANAS
Jesus vai voltar e perguntar =filho porque você fugiu de mim?Se você disser:Senhor,na tua igreja havia muitos hipocritas,essa desculpa não sera aceita.Ele lhe dira=Filho,trigo e joio tinham que crescer juntos.Voce nunca leu isso na MINHA PALAVRA?
Se tentassemos retirar da igreja os que supomos serem falsos cristaos ,certamente cometeriamos erro,vamos deixar para DEUS esse final,porque havera muitos no ceu que ate mesmo nossos vizinhos pensavam que la não estariam,o homem julga segunda a aparencia mas Deus ve o coração do homem,o joio e o trigo devem crescer juntos porque Jesus vai vim para colher no fim do tempo da graca e o joio queimara para sempre no fogo do inferno.
 Para este trabalho contei com o apoio de grandes amigos da internet,as bonecas foi eu quem fiz .
Gostaria que me respondessem qual dos 2 caminhos você esta seguindo?Para aonde desejas ir céu ou inferno?qual das 2 bonecas e você ?Fique a vontade se quiser escrever aqui em meus comentários e se não quiser guarde a resposta para você no seu coração e na meditação na sua mente.
                               Diaconisa -Evangelista DH.